Ativa o menu
Alternar menu pessoal
Não autenticado(a)
Your IP address will be publicly visible if you make any edits.

Estágio de Célula

De Guia Galáctico
Revisão de 21h51min de 7 de dezembro de 2023 por Esporo (discussão | contribs) (seção “características do estágio” e início da seção de objetos interativos)


O Estágio de Célula é o primeiro dos cinco estágios evolutivos de Spore. Nesse estágio, você começa sua jornada como uma célula, e avança pelos degraus da evolução até estar grande o suficiente para alcançar a praia.

Para chegar à superficie:

  1. Coma plantas ou outras células para obter DNA e desenvolver sua célula.
  2. Colete partes de outras células e fragmentos de meteoros.
  3. Para evoluir sua célula, invista seus pontos de DNA comprando novas partes no Criador de Células.

A sua célula é exibida no meio da tela do estágio de Célula. À sua volta há pedaços verdes de plantas para comer (se você for herbívoro), outras células para evitar ou comer (se você for carnívoro), partes para coletar e várias situações de risco, como obstáculos e predadores.

Controles da Célula

No Estágio de Célula, a sua célula pode ser empurrada pela corrente a todas as direções. A navegação exige um pouco de prática, enquanto você aprende a se aproximar ou se afastar dos objetos.

Lembre-se de mirar o local em que o objeto vai estar, em vez da posição atual dele.

  • Para virar sua célula em outra direção, clique em um novo local na tela. A sua célula vai virar naquela direção.
  • Para nadar constantemente em uma direção, clique em um local da tela e segure o botão do mouse pressionado.
Ação Teclado Mouse
Mover em qualquer direção Aponte com o mouse, clique em qualquer direção e segure
Mover para cima W / ⬆️
Mover para baixo S / ⬇️
Mover para a esquerda A / ⬅️
Mover para a direita D / ➡️
Aproximar/afastar câmera + / Roda do mouse

Características

Coletando DNA

O principal método de evoluir sua célula para um ser mais complexo é coletando pontos de DNA, que podem ser coletados comendo plantas ou pedaços e carne. Uma vez que você tenha partes suficientes para adquirir uma nova parte, entre no Criador de Células.

Progressão do Estágio

É possível acompanhar a progressão nos objetivos do estágio a partir da Barra de Progresso, na parte inferior da tela do jogo, que são preenchidas gradualmente por uma cor verde conforme você avança. Para preencher a barra, simplesmente coma. Sua célula vai crescer duas vezes por nível: a primeira na metade de um nível e novamente no início do próximo nível.

Transparência

Ao começar o primeiro nível do estágio, a pele de sua célula é transparente, o que permite que você veja o fundo e outros detritos por trás.

Conforme você progride pelos cinco níveis do estágio, a pele de sua célula fica mais opaca e menos transparente, até alcançar um nível completamente sólido.

Campo de visão

Quando você começa o estágio, áreas na água em que você está nadando estão borradas mas, conforme você avança, seu campo de visão vai se expandindo até você conseguir enxergar uma área maior ao redor. Se você decide tornar sua criatura cega, removendo seus olhos, seu campo de visão sofrerá consideravelmente. Porém, é possível completar o estágio sem olhos se você tornar sua célula defensiva e veloz.

Saúde

Sua célula, e todas as outras células que você encontrar, possuem uma Barra de Saúde. Sua célula morre quando sua barra de saúde se esvaziar.

Missões

Uma barra de informações no canto superior esquerdo da tela do jogo revela várias missões diferentes, com instruções de como cumpri-las. Sempre que você cumprir uma missão, você recebe pontos de DNA em troca.

Objetos interativos

O oceano primordial está repleto de objetos, e sua célula deve aprender a diferenciar matéria interessante e útil das outras potencialmente perigosas.

Pequena matéria vegetal verde

  • Comestível: sim
  • Localização inicial: nível 1
  • Notas: comestível com as bocas Filtro e Proboscis.

Matéria vegetal se torna disponível para comer em seções maiores conforme o corpo da sua célula cresce. "Pequena matéria vegetal verde" se refere a qualquer material vegetal, solto, que pode ser consumido de uma só vez. Ao consumir uma dessas matérias, a célula recebe um ponto de DNA e tem sua saúde restaurada em uma etapa.

Grandes matérias vegetais

  • Comestível: sim
  • Localização inicial: nível 2.5
  • Notas: comestível com a boca Filtro

Formada por vários cachos e pontas, essas grandes formações de algas oferecem substância a criaturas onívoras e herbívoras. É necessário comer as pequenas matérias vegetais que compõem a forma maior para receber um ponto de DNA por cada.

Várias plantas maiores são uma concentração de células herbívoras, o que atraem predadores.

Mantenha-se nas áreas próximas às grandes matérias vegetais se você está prestes a aumentar de tamanho, uma vez que uma grande matéria vegetal pode se transformar em uma pequena matéria vegetal quando você dobrar de tamanho, o que as torna comestíveis imediatamente.

Pedaços de carne

  • Comestível: sim
  • Localização inicial: nível 1
  • Notas: comestível com a boca Mandíbula

Quando outra célula foi derrotada, seja por ataques ou por ferimentos, ela explode em vários pedaços de carne, que aparecem principalmente em pequenas bolas vermelhas. Em níveis superiores, esses pedaços são maiores. Comer esses pedaços de carne com uma Mandíbula aumenta seus pontos de DNA e ajuda a preencher a Barra de Progresso. Essa é uma comida apenas para células carnívoras.

Pedaços grandes de carne não podem ser consumidas em seu tamanho atual. Para consumi-las, é necessário avançar para o próximo nível ou quebrá-las em pedaços menores com a Mandíbula ou o Espinho.

Outras células

  • Comestível: sim
  • Localização inicial: nível 2
  • Notas: comestível com a boca Proboscis.

Conforme sua célula aumenta de tamanho, outros seres que eram do seu tamanho anteriormente ficam menores, e se tornam presas, podendo ser sugadas por um Proboscis, aumentando seus pontos de DNA, preenchendo sua Barra de Progresso e restaurando sua Saúde.

Ovos

  • Comestível: sim
  • Localização inicial: nível 5
  • Notas: apenas comestíveis (com todas as bocas) quando pequenas.

Conforme você vai se aproximando da superfície, outras células começam a depositar ovos em forma de sacos. Eles geram pequenas células chamadas “Júnior”, deixadas para trás quando células Maa são derrotadas. Antes delas nascerem, você pode comer ovos pequenos usando qualquer tipo de boca.

Cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você concorda com o uso de cookies.