Mais ações
Esse artigo é sobre o jogo de Nintendo DS. Para o jogo para celulares, veja Spore Creatures (mobile).
Spore Creatures é um jogo de simulação e RPG, desenvolvido pela Foundation 9 e publicado pela Electronic Arts em setembro de 2008 no Nintendo DS. É um dos spin-offs de Spore, em que o jogador cria e evolui uma criatura através de um Criador de Criaturas, e explora o continente de um planeta, interagindo com outras criaturas, colecionando partes e evoluindo.
História[editar]
O jogo começa quando uma nova espécie de criaturas, os Oogies, nascem no planeta Tapti. Dois membros dessa espécie são o protagonista, chamado apenas de "Oogie", e seu irmão mais novo, Little Oogie. Uma nave espacial misteriosa está sobrevoando o planeta, abduzindo criaturas, e captura Little Oogie. A nave está em péssimas condições, com partes voando para várias direções. Oogie segue essas partes, coletando-as, até que encontra a nave caída, seu piloto Gar'skuther, e Little Oogie. Gar'skuther chama outra nave e foge do planeta com Little Oogie. Oogie restaura a nave caída e persegue Gar'skuther pela galáxia.
Em um dos planetas que visita, Oogie encontra Gar'skuther, que explica seu plano de dominar a galáxia implantando seus genes em criaturas primitivas. Seus genes provocam tentáculos escuros nas criaturas. Gar'skuther combina uma criatura Fyristook com uma Flabawaba, criando uma Fyrisaba, colocando-a contra Oogie para testar sua força. Oogie vence o combate, mas Gar'skuther foge.
Eventualmente, Oogie encontra Gar'skuther em seu planeta natal, Zencrie. Depois de resolver um conflito entre duas espécies nativas e ajudar a curar a infecção de um ninho, Oogie chega na caverna onde Gar'skuther está escondido. Ga'skuther explica que Oogie não é uma criatura qualquer, e que ele o enfrentará em uma batalha se Oogie vencer de Skuther, uma criatura biônica com as melhores partes de outras espécies. Oogie vence Skuther, mas Ga'skuther anuncia que espalhou Skuthers por toda a galáxia, onde eles serão a espécie dominante. Ga'skuther batalha com Oogie, mas é derrotado e morre, deixando apenas seu braço para trás.
Ao derrotar Ga'skuther, todos os Skuthers pela galáxia param de funcionar. Os tentáculos implantados por Ga'skuther desaparecem, e a infecção causada por eles também. Oogie pega a nave de Ga'skuther e volta para Tapti e encontra Little Oogie curado. Os dois levam uma vida calma como a espécie dominante e pacífica de Tapti. A cena final mostra uma nova criatura, Meeper, encontrando a nave espacial e usando-a para chegar em um planeta desconhecido.
Jogabilidade[editar]
Spore Creatures se foca em aspectos do Estágio de Criatura de Spore, com elementos inspirados nos jogos Nintendogs e Dawn to Life. Diferente de Spore as criaturas são figuras em 2D enquanto os ambientes são em 3D.
Spore Creatures é mais voltado à narrativa que o Estágio da Criatura, onde o jogador controla Oogie, que deve sobreviver a doze níveis de ambientes distintos. Oogie pode ser editado com partes encontradas pelos níveis usando um Criador de Criaturas, trocando-os por pontos obtidos durante a aventura.
O objetivo do jogo é sobreviver, o que inclui missões como encontrar alimentos, interagir com outras espécies através de mini-jogos de dança e cópia de movimentos. Uma grande parte do jogo envolve a coleta de itens, que libera 60 emblemas baseados em momentos do jogo e em ações do jogador. Os jogadores também podem executar missões secundárias para desbloquear habilidades e 280 partes de criaturas secretas que são oferecidas ao jogador por outras criaturas, de uma maneira semelhante a Animal Crossing.
Algumas partes coletadas oferecem "Bio-Powers", como recuperação de saúde e bafo de fogo.