Darkspore

De Guia Galáctico



Darkspore era um jogo de ação/RPG hack-and-slash em que o jogador controlava criaturas denominadas Heróis Genéticos através de diferentes planetas, derrotando alienígenas contaminados com Darkspore. Darkspore utilizava a mesma tecnologia do Criador de Criaturas de Spore para a personalização dos Heróis; incluía modos multijogador e uma arena de confrontos jogador-vs-jogador (PvP).

Darkspore foi lançado originalmente em 26 de abril de 2011 nos Estados Unidos e em 28 de abril de 2011 na Europa sob recepção mediana, e seus servidores foram desligados em 1º de março de 2016. Em junho de 2013 o jogo foi temporariamente removido da Steam devido à falta de suporte ao jogo, mas foi reestabelecido em julho do mesmo ano. Devido ao sistema de proteção anti-pirataria (DRM) aplicado no jogo, não é possível jogar a campanha de um jogador ou acessar o Editor de Heróis.

História[editar]

Os Crongenitors foram uma espécie de grandes cientistas que construíram um extenso império galáctico. Eles dominaram a manipulação genética e usaram esse conhecimento para criar um exército de heróis genéticos que se transformaram em “Armas Vivas”. Porém, a descoberta do E-DNA, um aminoácido experimental que se une ao DNA, pelo crongenitor Xylan mudou tudo: ele foi usado para modificar a vida em si, e era capaz de realizar milhares de anos de evolução em algumas horas.

O E-DNA era instável e todos os testes que entraram em contato com ele foram transformados em um pesadelo genético conectado com a mente coletiva denominada Darkspore. O E-DNA se transformou rapidamente em um vírus que se espalhou por toda a galáxia, matando tudo em seu caminho. O resultado final foi uma guerra. Todos os heróis genéticos foram dizimados e quase todos os Crongenitors foram mortos. O império Crongenitor foi destruído um sistema estelar por vez. Exilado após o banimento do uso de E-DNA pela galáxia, Xylan injeta E-DNA em si mesmo e se torna n'O Corruptor, o mestre de todos os Darkspore.

Os cinco Crongenitors sobreviventes foram enviados para planetas com genótipos sobreviventes, acompanhados pela rede de inteligencia artificial chamada HELIX, com a tarefa de construir novas Armas Vivas sem a interferência do Darkspore. O último Crongenitor sobrevivente foi deixado em suspensão indefinidamente, aguardando o momento em que a rede HELIX pudesse estabilizar o E-DNA. Após mil anos, HELIX conseguiu. O sexto Crongenitor foi despertado e começou a recolher as novas Armas Vivas, aumentando suas forças com o E-DNA estabilizado.

Começando com apenas alguns heróis, a Insurgência Crongenitor aumentou de tamanho para um pequeno exército. A Insurgência destruiu todos os ninhos de Darkspore, descobrindo novos camaradas ao longo do caminho. Eles se tornaram mais próximos de destruir o Darkspore da galáxia e de destruir o Corruptor.

No fim, o esconderijo do Corruptor é localizado nas ruínas do planeta deserto de Scaldron. Após uma grande batalha, mestre de todos os tipos genéticos, é derrotado, explodindo em uma rajada de luz. Após sua destruição, tudo o que restou dele foi a máscara de Xylan, sem vida.

HELIX informa o jogador que sem seu líder, as forças de Darkspore estão enfraquecendo: as minas de mutação de Verdanth são destruídas; o sol finalmente nasceu em Nocturna; os campos de energia de Zelem's Nexus foram restaurados; a tecnologia de Infinity foi reconquistada pelos nativos, que começaram a erradicar os Darkspore restantes; e o gelo que destruía Cryos por séculos começou a derreter. O jogo retorna para Scaldron, onde a máscara de Xylan continua caída sem vida no chão. Um dos olhos da máscara pisca, e o jogo acaba.

Jogabilidade[editar]

Os três pilares de jogabilidade de Darkspore são coleção, personalização e combate. Os jogadores aumentam sua coleção com novos heróis e novos itens especiais, personalizam e melhoram esses heróis no editor com os itens colecionados, e então levam uma seleção de seus melhores heróis para um dos planetas com missões de ação, colecionando novos itens e evoluindo o nível de seus heróis com pontos de DNA. A personalização de heróis era feita por uma versão especializada do Criador de Criaturas de Spore, denominado Editor de Heróis.

A jogabilidade de Darkspore se assemelha a outros jogos hack'n'slash como Diablo, com um ponto de vista em terceira-pessoa com a câmera em um nível superior; controles com “clique-para-atacar” e “clique-para-movimentar”; e habilidades especiais. Darkspore possui um visual com texturas detalhadas e gráficos modernos. A jogabilidade do jogo possui um ritmo relativamente mais calmo que outros jogos do gênero devido ao seu foco em batalhas estratégicas a partir do tipo genético.

O jogador pode colecionar até 100 heróis compostos por 25 principais e 75 variantes, dos quais o jogador pode escolher um grupo de três heróis para enviar para cada missão. Cada um dos heróis têm 4 variantes: Alfa (a versão original), Beta, Gamma e Delta, que são do mesmo tipo e classe e usam a mesma arma, mas possuem visuais, atributos e uma habilidade diferentes. É necessário escolher uma combinação de heróis que complemente a eficácia uns dos outros, com seus tipos e classes complementando a resistência dos inimigos da missão. O jogador só pode controlar um herói por vez, porém é possível mudar livremente entre os três integrantes do grupo. Cada herói possui sua própria “habilidade de esquadrão”, uma habilidade que pode ser usada por qualquer um dos heróis selecionados pelo jogador a qualquer momento, sem ser necessário trocar o herói ativo.

Modos multijogador[editar]

PvP Multiplayer Deathmatch[editar]

Darkspore oferecia um recurso de jogador-versus-jogador (PvP), que permitia que um jogador enfrentasse o outro com seus heróis personalizados colecionados na campanha. Como na campanha, o jogador tem acesso a um grupo de três heróis e pode trocar heróis a qualquer momento para balancear a saúde. energia e as habilidades de cada herói. O jogo suportava batalhas 1 contra 1 e 2 contra 2, com até quatro jogadores por partida.

O modo PvP oferecia matchmaking online, rankings e quadros de líderes. Jogadores podiam apostar partes e heróis desbloqueados nessas batalhas PvP.

Co-operative Campaign[editar]

A campanha de Darkspore podia ser jogada em um modo cooperativo com até quatro jogadores, cada um com seu próprio esquadrão de três heróis personalizados, batalhando inimigos juntos.

Editor de Heróis[editar]

Darkspore possui uma versão especializada do Criador de Criaturas chamado de Editor de Heróis, específico para editar os heróis do jogo.

Personagens[editar]

Heróis[editar]

“Heróis” são membros da Insurgência Crogenitor, um time de criaturas que batalham contra o Darkspore sob o comando de alguns poucos Crongenitors. Seu conjunto de habilidades poderosas os destacam entre as outras criaturas da galáxia, e são considerados como os melhores candidatos para experiências com o E-DNA.

Existem vinte e cinco heróis únicos, e cada um possui três “variações genéticas” com uma habilidade e estatísticas diferentes. Suas formas são Alpha (a forma básica do Herói), Beta, Gama e Delta.

Inimigos[editar]

Em Darkspore, os heróis precisam batalhar legiões de inimigos para concluir níveis. Conforme o jogador progride, as legiões de inimigos se tornam mais intensas e poderosas, obrigando que o jogador evolua e edite seu time de heróis através do Editor.

Os inimigos em Darkspore podem ser de classes diferentes, sendo elas:

Crogenitors[editar]

Alguns indivíduos notáveis da espécie Crogenitors são citados por nome durante a história de Darkspore. Esses personagens não são Heróis nem Inimigos:

Classificações[editar]

Artigo principal: Classificação (Darkspore)

O jogo apresenta criaturas com cinto tipos de DNA diferentes, denominados classes. Isso significa que todas as criaturas jogáveis possuem uma das cinco tipos: Bio, Cyber, Necro, Plasma e Quantum.

Os heróis colecionados pelo jogador também possuem uma classe de jogabilidade diferente, podendo ser Ravager, Sentinel e Tempest.

Cada herói possui sua habilidade especializada, dependendo de seu tipo e classe.

Galeria de imagens[editar]

Links[editar]

No Esporo[editar]

Cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você concorda com o uso de cookies.