Guia Galáctico Estágio de Célula

Estágio de Célula

De Guia Galáctico
(Redirecionado de Estágio Celular)


O Estágio de Célula é o primeiro dos cinco estágios evolutivos de Spore. Nesse estágio, você cria a forma de vida mais básica: proto-criaturas microscópicas que sobrevivem em um oceano primordial com outras criaturas simples.

Antes do estágio começar, você pode escolher qual o tipo de célula que você começará com o jogo: você pode selecionar entre uma célula herbívora, que se alimentará de pequenas algas; ou uma célula carnívora, que come pedaços de outras células. Uma vez que você tenha coletado pontos de DNA suficientes e descoberto novas partes de célula, você poderá usar o Criador de Células para aperfeiçoar sua célula.

Visão geral[editar código-fonte]

Iniciando[editar código-fonte]

A partir do Menu da Galáxia, você pode escolher um planeta, o estágio, um tema (se desejar) e a dieta da célula inicial. As células disponíveis estão no início de seu ciclo evolucionário.

A dieta da célula é uma das características mais importantes, visto que ela determina sua abordagem no estágio (herbívoro, carnívoro ou onívoro).

Objetivo[editar código-fonte]

Como uma célula, você deve evoluir para escapar das águas perigosas da poça primordial. Alimente-se para sobreviver e acumular o DNA necessário para adaptar e evoluir sua célula. Tenha sucesso no processo evolutivo, e você alcançará a terra firme.

Para conseguir chegar à terra, você precisa:

  • Coletar as partes encontradas nos restos de meteoritos ou em outras células.
  • Alimentar-se para crescer e ganhar DNA.
  • Evoluir, gastando o DNA coletado nas partes encontradas recentemente no Criador de Células.

Sua boca determina qual tipo de alimento você come. Herbívoros alimentam-se de brotos de algas, carnívoros alimentam-se de outras células e onívoros alimentam-se de ambos. Modifique sua boca no Criador de Células e sua dieta também mudará.

Sua Célula[editar código-fonte]

Sua célula está no centro da tela. Tudo ao seu redor são brotos de plantas e outras células que você deve evitar ou devorar. Ocasionalmente, você encontrará partes que pode coletar e usar no Criador de Células.

O que você come, como você se movimenta, luta e se defende, tudo isso é determinado pelas partes que você escolhe no Criador de Células.

Sua saúde é indicada por uma barra verde acima da sua célula, sempre que ocorre um combate. Alimentando-se bem, você manterá sua barra de saúde verde. Caso morra, você voltará a nascer.

Histórico e Consequência[editar código-fonte]

Conforme você progride no Estágio de Célula, um histórico pessoal do seu caminho genealógico é mantido. Acesse o Histórico, no fim da Barra de Progresso, para ver o registro das suas ações e escolhas evolucionárias.

Evolução é a jornada em que as primeiras escolhas e ações têm consequências no futuro da sua espécie. O caminho que você escolhe como uma célula microscópica afetará suas habilidades como uma criatura. Suas ações podem ter até consequências remotas sobre o futuro de outras espécies.

Em cada estágio do seu caminho evolutivo, você fará escolhas que definem suas características. Estas características vão dar a você capacidades únicas, que serão usadas pelas suas gerações futuras.

Controles[editar código-fonte]

Tecla ou Comando Ação
➕ / ➖ ou roda do mouse Aumentar / diminuir zoom
Clique com botão esquerdo do mouse Mover a célula para a direção clicada
Arrastar botão esquerdo do mouse Manter célula se movendo para a direção arrastada
⬆️ ou W Mover para frente
⬅️ ou A Virar à esquerda
➡️ ou D Virar à direita
⬇️ ou S Andar para trás

Alimentação[editar código-fonte]

  • Herbívoros: nade de boca até o alimento vegetal para comê-lo.
  • Carnívoros: derrote outras células e, então, nade de boca em direção aos seus restos para devorá-los.
  • Onívoros: nade até plantas e outras células para comê-las.

Brotos de plantas são alimento para as células herbívoras, restos de outras células são alimento para células carnívoras, enquanto células onívoras podem se alimentar de ambos.

Combate[editar código-fonte]

O combate com outras células depende do tipo de arma que ela possui:

  • Espeto: nade contra outras células para atacá-las.
  • Elétrica: esta parte gera uma carga elétrica que é descarregada quando está pronta para ser usada, atordoando e ferindo outras células próximas.
  • Veneno: esta parte produz veneno continuamente. As células que entrarem em contato com este veneno serão enfraquecidas ou mortas. Células maiores serão atordoadas.

Características do Estágio[editar código-fonte]

DNA[editar código-fonte]

O objetivo mais importante para criar uma célula mais complexa é gastar Pontos de DNA, que são coletados comendo algas ou partículas de outras células, dependendo da dieta. Quando você tiver pontos suficientes para comprar uma nova parte, você pode acessar o Criador de Células.

Progressão de Níveis[editar código-fonte]

A progressão do estágio é acompanhada através da Barra de Progresso, que é preenchida gradualmente com uma cor verde conforme sua célula adquire pontos de DNA e acasala com outras células. Sua célula cresce de tamanho duas vezes a cada nível: a primeira na metade do nível e a segunda no início do próximo nível.

Cada segmento da barra representa um nível do crescimento da célula. À medida que você come e a barra aumenta, você crescerá e ficará maior do que os outros. Predadores que antes o aterrorizavam se tornarão menores à medida que você cresce, evolui e se prepara para a transição à terra firme.

À medida que se alimenta, você ganha DNA, que é exibido na janela à esquerda da Barra de Progresso. Use esse DNA para adquirir novas partes no Criador de Células e evoluir sua célula.

Sempre que estiver pronto para evoluir, você terá de se acasalar para acessar o Criador de Células. Use seu chamado de acasalamento para encontrar um parceiro. Quando um parceiro responder ao chamado, nade até ele. Depois de acasalar, sua célula será levada até o Criador de Células, onde você pode gastar seus pontos de DNA em novas partes.

Transparência[editar código-fonte]

Quando você começa o primeiro nível, a pele de sua célula é transparente, permitindo que você possa ver outros elementos através dela.

Conforme você progride nos cinco níveis do Estágio de Célula, a pele vai ficando menos transparente, até que alcança um estado completamente sólido.

Campo de visão[editar código-fonte]

Quando você começa esse estágio, a água ao redor que você nada está esmaecida. Conforme sua célula evolui, seu campo de visão se expande e você pode ver uma área maior.

Se você decidir remover os olhos de sua criatura, seu campo de visão será diminuído consideravelmente. É possível completar o estágio sem olhos se a célula for ágil e possuir boas defesas.

Saúde[editar código-fonte]

Sua célula, e todas as outras células que você encontra, possuem uma Barra de Saúde: sua célula morre quando a barra de saúde se esvazia.

Todas as células possuem 6 pontos de saúde, mas o dano causado entre células depende da variação de tamanho entre as células.

Relação de dano causado por tamanho de célula
Tamanho da Célula Dano causado na célula
Épico 6
Predador 3
Igual 2
Espeto 1** (em células predadoras)
Maxilar 3** (em células de tamanho igual)
Espeto 3** (em células de tamanho igual)
Veneno 3** (em células de tamanho igual)
Elétrica 3** (em células de tamanho igual)
Maxilar 6** (em células menores)
Espeto 0** (não afeta células menores)
Veneno 6** (em células menores)
Relação de dano causado por parte de célula
Parte Tamanho da Célula Dano causado na célula
Espeto Predadora 1
Espeto Igual 3
Espeto Presa 0

Missões[editar código-fonte]

Cartões de Missões são exibidos no campo superior esquerdo da tela, como em todos os outros . O cartão apresenta as instruções para concluir a missão, que resulta em uma premiação — pontos de DNA ou uma realização.

Partes de Células[editar código-fonte]

Além de coletar pontos de DNA, outro objetivo do Estágio de Célula é localizar e desbloquear todas as partes de célula, que poderão ser adicionadas à sua célula através do Criador de Células.

Você pode abrir o Criador de Células usando o botão de acasalamento no centro da Barra de Progresso.

Seis partes devem ser desbloqueadas durante o estágio. Elas são apresentadas como escudos dourados navegando no oceano primordial e podem ser desbloqueadas de duas maneiras:

Enfrentando células rivais[editar código-fonte]

A partir do nível 1.5, essa é a maneira principal de encontrar partes de células. Ao enfrentar uma célula que possui um símbolo dourado ao lado do seu nome, ela deve liberar um escudo dourado com uma nova parte.

Encontrando pedaços de meteoros[editar código-fonte]

A partir do nível 3, as partes de meteoros aparecem esporadicamente da metade para o final do estágio e possuem apenas partes que possam não ter sido obtidas antes. Nadar por cima de pedaços de meteoros liberam uma nova parte automaticamente.

Partes de Célula coletáveis[editar código-fonte]

Parte Nível inicial disponível Células com essa parte Tipo
Boca de Filtro Início N/A Boca
Maxilar Início N/A Boca
Probóscides 3 Narigus*

Boloato

Boca
Espeto 1.5 Poky*

Timidonho Eriçado

Apunhalador

Stabella

Mandibular

Zumbidor Ferrudo

Sinuosico

Peixepuf

Megaboca

Arma
Veneno 2.5 Isguixo*

Peixepuf

Arma
Elétrica 4 Zumbidor*

Zumbidor Eriçado

Arma
Flagelos Início N/A Movimento
Cílios 3 Rosado*

Punky

Boloato

Movimento
Jato 2 Velozizo*

Narigus

Jateado

Paa

Sinorfo

Movimento
Olho de Conta Início N/A Olhos
Olho de Espreita Início N/A Olhos
Olho Botado Início N/A Olhos

(*) Denota a primeira célula encontrada com essa parte específica, e ideal para derrotar e coletar a parte.

Objetos interativos[editar código-fonte]

Comestíveis[editar código-fonte]

O oceano primordial está repleto de objetos, e sua célula deve aprender a diferenciar objetos interessantes ou úteis de objetos potencialmente perigosos.

Tipo de comida Pontos de DNA Boca de Filtro Maxilar Probóscides
Alga Pequena 1 DNA
Alga Grande (acoplada) 1 DNA
Pedaço de Carne (pequena) 1 DNA
Pedaço de Carne (grande)* N/A
Organismo vivo 1 DNA
Ovo (pequeno) 1 dna

(*) Pedaço de Carne (grande) deve ser quebrado com Espetos ou um Maxilar para se tornar em vários Pedaços de Carne (pequenos).

Você pode ganhar um máximo de 65 pontos de DNA antes de desenvolver pernas e evoluir para o próximo estágio. Combinados com os 35 pontos com os quais você começa o estágio, você precisa de um total de 100 pontos de DNA.

Decorativos[editar código-fonte]

Objetos Indestrutíveis[editar código-fonte]

Presente em todos os níveis.

Cada nível possui uma variação de objetos indestrutíveis — como conchas, rochas ou blocos de matéria orgânica — que navega pelo oceano. Eles agem como barreiras: é necessário nadar ao seu redor ou atingí-los para impulsioná-los para outra direção.

Bolhas de Ar[editar código-fonte]

Presente em todos os níveis.

Bolsas de ar em formato de bolhas podem ser encontradas através de todos os níveis e em diferentes tamanhos. Todas as bolhas podem ser estouradas: se elas sào do tamanho da célula, podem ser estouradas ao serem atingidas; se forem maiores, podem ser estouradas com Espetos.

Nuvens de Veneno[editar código-fonte]

Presente a partir do nível 2.

Se você encontra uma célula inimiga armada com Veneno, você verá um contorno de veneno roxo sendo emanado por ela. Se sua célula nadar sobre esse contorno, ela sofrerá dano. Essa nuvem só pode ser contornada. Equipando a parte Veneno torna sua célula imune à ele.

Correntes[editar código-fonte]

Presente em todos os níveis.

Correntes marítimas são exibidas como deturpações na água, e são geradas aleatoriamente através do oceano. Sua célula nadará mais rápido se seguir em direção da corrente, ou ficará mais lenta se nadar contra ela.

Pedaços de Meteoro[editar código-fonte]

Presente a partir do nível 3.

Pedaços de Meteoro contém novas partes de célula. Para quebrá-los, a célula só precisa nadar sobre o pedaço.

Cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você concorda com o uso de cookies.