Mais ações
Raridades ou Artefatos raros são objetos encontrados em planetas do Estágio Espacial de Spore. As raridades podem ser vestígios de civilizações extintas na galáxia, ou objetos deixados para trás por outras espécies. Ele pode ser trazido para a nave do jogador usando o Raio Abdutor.
Raridades são encontradas pela galáxia. Planetas que possuem as raridades emitem um sinal amarelo no sistema estelar, e o radar da nave é automaticamente ativado quando a nave entra na atmosfera do planeta. As raridades são distribuídas aleatoriamente pela galáxia, e podem ser encontradas em planetas descobertos anteriormente. É recomendado que você volte a explorar planetas que você não visitou há um tempo para garantir que nenhuma raridade apareceu.
Piratas podem emitir o mesmo sinal amarelo em planetas, enganando a sua frota em uma armadilha espacial. Nesses casos, não haverá nenhum artefato na superfície do planeta, apenas uma frota de piratas atacando sua nave. Roubar artefatos de planetas de outras civilizações provoca uma reação negativa no nível de relacionamento entre suas civilizações, ativando as defesas da colônia. Raridades encontradas em planetas não habitados, mesmo com civilizações em outros planetas do mesmo sistema estelar, não são considerados roubos, com exceção dos sistemas habitados pelos Grox.
Benefícios[editar]
Embora as raridades não sejam usadas para avançar a tecnologia ou a postura de sua civilização, eles são ítens altamente lucrativos e podem ser revendidos por uma alta quantia de sporegranas para outras civilizações. Itens filosóficos são vendidos pelo dobro do valor caso seja vendido para uma civilização com a mesma filosofia do item, e a coleção de dez artefatos pode ser vendida por quantias ainda maiores.
As coleções de raridades filosóficas podem ser colocadas em planetas com espécies pré-espaciais, o que oferecerá um bônus na relação entre as civilizações quando a espécie atingir o Estágio Espacial. Esse bônus oferecerá também um desconto considerável nos valores dos ítens à venda no planeta.
Em missões de mudança de arquétipos, é necessário coletar um determinado número de raridades. Para se transformar em um bardo, é necessário colecionar 25 raridades; para se transformar em um cientista, é necessário observar 20 objetos galácticos.
Coleções[editar]
Existem quinze coleções com dez raridades em cada. Esses itens não são únicos, o que significa que você pode encontrar os mesmos itens de uma coleção várias vezes durante o Estágio Espacial.
As raridades encontradas pela sua frota são catalogadas na aba Raridades na janela Minha Coleção.
Raridades espaciais[editar]
Ao explorar o espaço, você pode encontrar vários planetas e objetos galácticos únicos. Eles podem ser desde planetas com formações rochosas mecânicas até um pequeno disco voador que está tentando vender a Terra.
- Objetos Galácticos — objetos incomuns, como buracos de minhoca e estrelas Binárias.
- Planetas dos Livros de História — planetas com formações imaginativas, como montanhas espirais.
Raridades antigas[editar]
Vestígios da existência de civilizações antigas, encontradas em planetas por toda a galáxia.
- Estátuas Raras — bustos e estátuas de indivíduos famosos das civilizações antigas.
- Joias Raras — jóias como rubis e esmeraldas lapidadas.
- Relíquias Raras — artefatos como jarras, pergaminhos e baús.
Raridades naturais[editar]
Raridades formadas naturalmente pelo ecossistema:
- Fósseis Raros — vestígios de animais antigos preservados em rochas.
- Geodos Raros — rochas ocas contendo cristais brutos.
Itens filosóficos[editar]
Raridades vinculadas à filosofias do jogo são consideradas Itens filosóficos. Impérios com a mesma filosofia que os itens pagarão mais por eles, e oferecerão um bônus adicional pela coleção completa.
- Blocos do Acaso — filosofia dos Bardos.
- Livros da Ciência — filosofia dos Cientistas.
- Pergaminhos da Fé — filosofia dos Fanáticos.
- Pergaminhos da Harmonia — filosofia dos Xamãs.
- Pergaminhos da Ordem — filosofia dos Diplomatas e dos Errantes.
- Pedras da Força — filosofia dos Guerreiros e dos Cavaleiros.
- Pedras da Vida — filosofia dos Ecologistas.
- Tábuas da Prosperidade — filosofia dos Comerciantes.